Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão discutirá greves na construção da hidrelétrica de Belo Monte

17/09/2012 - 10:25  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará audiência pública nesta quarta-feira (19) para discutir paralisações constantes dos trabalhadores da construção da Hidrelétrica de Belo Monte. A iniciativa do debate é do deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM).

Castelo Branco afirma que a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no estado do Pará, é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Sua totalidade instalada será de 11.233,1 MW, o que representa uma adição de 4.571 MW/médios de energia, o que é suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o País. Se o cronograma não for comprometido, a primeira unidade entrará em funcionamento em 2015.

“Belo Monte oferece a alternativa de geração de energia elétrica mais econômica em comparação com qualquer outra fonte energética disponível no País. Considerando a energia solar, o custo alcançaria mais de seis vezes o valor contratado”, afirma a Norte Energia S.A.

Três paralisações
“É preocupante a instabilidade trabalhista no canteiro de obras da Belo Monte. Desde a instalação dos trabalhos, três movimentos de paralisação interromperam as atividades com grandes prejuízos, podendo alterar danosamente o calendário das construções”, acrescenta Castelo Branco. Segundo o deputado, é necessário que os responsáveis pelas obras e representantes dos trabalhadores expliquem na comissão as razões que têm gerado as greves. Ele afirma que é crucial identificar e eliminar as causas da insatisfação.

A reunião será realizada no Plenário 8, a partir das 14h30.

Foram convidados para o debate:
- o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto;
- o diretor de Relações Institucionais da Norte Energia - Usina Hidrelétrica Belo Monte, João dos Reis Pimentel;
- o diretor de Construção da Norte Energia - Usina Hidrelétrica Belo Monte, Antônio Kelson Elias Filho;
- o diretor de Gestão da Norte Energia - Usina Hidrelétrica Belo Monte, Marcelo Barros Andrade;
- o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres; da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Construção (CNTIC), Adalberto Galvão;
- o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins do Pará (Sintrapav/PA), Giovane Resende;
- o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Fenatracop), Wilmar Santos.

Da Redação/MW

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.