Trabalho, Previdência e Assistência

Redução de jornada melhora atendimento, afirmam deputados

11/04/2012 - 20:18  

Em audiência pública que discutiu a redução da jornada de trabalho de profissionais da enfermagem de 40 para 30 horas semanais na tarde de hoje, parlamentares asseguraram que essa medida vai melhorar não apenas a qualidade de vida dos trabalhadores, mas o sistema de saúde em geral. Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) “a saúde deste País não sobrevive sem os profissionais de enfermagem, que representam 70% de toda a categoria”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ressaltou que são esses profissionais que “carregam o sistema de saúde nas costas”. Segundo ela, o projeto de redução da jornada (PL 2295/00) ainda não foi provado porque “há uma chantagem empresarial”.

Segundo Alice Portugal, os empresários que veem a saúde como mercadoria acham que vão gastar mais com a medida. Entretanto, “nem neste aspecto estão certos, eles vão economizar porque os profissionais adoecem devido ao excesso de trabalho, o que gera alto grau de absenteísmo”.

Justiça
O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), também ressaltou que “para garantir boa assistência aos enfermos, é preferível que profissionais gozem de integridade física e mental, pois realizam atividades que demandam concentração, atenção e uma boa dose de paciência”.

Na opinião do líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), “30 horas representam uma questão de justiça”. Ele ressaltou ainda que, “quem afirma isso não somos nós, é a presidenta da República”, ao se referir a manifesto em que a então candidata Dilma Roussef prometeu apoiar a causa.

A deputada Janete Pietá, que já foi secretária adjunta de saúde, também afirma ser necessário que os enfermeiros tenham boas condições de trabalho para que o sistema de saúde funcione. “Se tiverem qualidade de vida, esses profissionais vão atender muito melhor o povo brasileiro”.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.