Trabalho, Previdência e Assistência

Deputados dizem que denúncias contra Ministério do Trabalho são fogo amigo

10/11/2011 - 13:38  

Deputados afirmaram há pouco que denúncias contra o Ministério do Trabalho são fogo amigo para “fritar” o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

“Nem a oposição nem a imprensa teriam acesso às informações que tiveram se não houvesse elementos no governo querendo passá-los”, afirmou o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). Ele lembrou que Lupi foi secretário de seu governo no Rio de Janeiro.

O presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Silvio Costa (PTB-PE), questionou o fato de os deputados pedetistas Reguffe (DF) e Miro Teixeira (RJ) e o senador Pedro Taques (PDT-MT) terem ido na terça-feira à Procuradoria-Geral da República pedir a abertura de inquérito para apurar as suspeitas de irregularidades no ministério. “Eles não estavam questionando a idoneidade de um ministro qualquer, mas do presidente do partido. Qual posicionamento o partido vai ter?”

O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) afirmou que foi um erro os parlamentares terem ido à Procuradoria e ressaltou que eles referendaram e assinaram nota do partido em apoio a Lupi.

O ministro disse que não ficou preocupado com a ação dos parlamentares, por ter solicitado a investigação ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, antes deles, na segunda-feira (7). "Quem não deve não teme. Já tive a resposta do procurador", disse. Gurgel afirmou na terça-feira (8) que ainda não há qualquer indício de irregularidade contra Lupi.

Acompanhe o debate ao vivo.

O ministro está na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para prestar esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades no repasse de recursos do Ministério do Trabalho para organizações não governamentais e de envolvimento de assessores com um suposto esquema de pagamento de propinas em benefício do PDT.

A audiência prossegue no Plenário 5.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.