Trabalho, Previdência e Assistência

Deputados discutem o Pronatec e a tramitação do texto no Congresso

02/09/2011 - 09:00  

Assista à entrevista completa com os deputados Izalci e Gastão Vieira.

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (31) a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Foram quatro meses de tramitação na Câmara. Agora, a proposta (PL 1209/11) do Executivo será analisada pelo Senado.

“O Brasil está na contramão do mundo. No mundo todo o ensino médio é técnico e o ensino superior, geral. Aqui no Brasil, o ensino médio é geral para levar o aluno, necessariamente, ao ensino superior. Espero que com o Pronatec, pelo menos algumas variáveis, sejam corrigidas”, disse o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) ao avaliar a aprovação do projeto no programa Brasil em Debate, da TV Câmara.

O deputado Izalci (PR-DF), que também participou do programa, lembrou que há carência de mão de obra qualificada no Brasil e elogiou o condicionamento do seguro-desemprego ao estudo. “O projeto permite que a União exija das pessoas que recebem o seguro desemprego o comprovante de matrícula nos cursos de educação inicial e continuada. Com isso a gente melhora a qualidade da mão de obra”, ressaltou Izalci.

Confira a entrevista completa.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.