Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto fixa jornada de 5h para jornalista de empresa não jornalística

22/07/2011 - 09:00  

Gilberto Nascimento
Andreia Zito
Andreia Zito propõe isonomia com jornalista de empresa jornalítica.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 455/11, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que assegura ao jornalista profissional que exerça atividades privativas da categoria em entidade pública ou privada não jornalística a mesma jornada de trabalho dos profissionais empregados em empresas jornalísticas (cinco horas diárias, com possibilidade de duas horas extras por dia).

As atividades privativas de jornalistas são descritas no Decreto-Lei 972/69) e incluem, entre outras: redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contenha ou não comentário; comentário ou crônica, pelo rádio ou pela televisão; entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada; planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica de matéria a ser divulgada; ensino de técnicas de jornalismo; e coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação.

A jornada de trabalho é estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Lei 5.452/43) e se refere apenas a jornalistas empregados em empresas jornalísticas. O projeto leva a jornada de trabalho para o decreto-lei que regulamenta a profissão (972/69).

Andreia Zito afirma sua proposta garante tratamento isonômico a todos os jornalistas que exercem atividades privativas da categoria.

Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Decreto-Lei 972 não atende aos critérios da Constituição de 1988 para a regulamentação de profissões. Desde essa decisão, deixou de ser obrigatório o diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 3981/08, do ex-deputado Celso Russomanno, que cria os conselhos Federal e regionais de Jornalismo. Os projetos tramitam em caráter conclusivo e serão analisados pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 455/2011

Íntegra da proposta