Trabalho, Previdência e Assistência

Marco Maia propõe amplo debate sobre fator previdenciário

15/06/2010 - 19:59  

JBatista
Marco Maia (C), na reunião dos líderes partidários. 

O presidente interino na Câmara, Marco Maia, declarou há pouco que a Casa deverá abrir um amplo debate sobre o fator previdenciário e a sustentabilidade da Previdência pública e privada no País. A declaração do parlamentar foi em razão do veto, nesta terça-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da emenda aprovada pela Câmara que acaba com o fator previdenciário, de autoria do deputado Fernando Coruja (PPS-SC).

Marco Maia sugeriu como proposta alternativa o texto do então relator do projeto (PL 3299/08) na Comissão de Finanças e Tributação, deputado Pepe Vargas (PT-RS), que, segundo o presidente interino, “coloca a discussão em outro patamar”. “Acho que o fator previdenciário precisa acabar, mas é necessário que se ache uma equação que não inviabilize a Previdência no futuro”, disse.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/129419c40f8.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/129419c40f8.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Pepe Vargas descreve a proposta que pode substituir o projeto que acabaria com o fator previdenciário e foi vetado. Para ouvir a reportagem completa sobre o projeto, clique aqui

Na avaliação do parlamentar, o presidente Lula deve ter vetado a emenda por conta do momento político e econômico do País.

Reajuste dos aposentados
Com relação à emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) que reajusta os benefícios dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo em 7,72%, cujo texto foi sancionado nesta terça-feira, Marco Maia ressaltou que o presidente Lula, em alguma medida, atendeu a uma reivindicação histórica dos aposentados brasileiros. 

Reportagem - Idhelene Macedo / Rádio Câmara / SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta