Trabalho, Previdência e Assistência

Acordo pode viabilizar reajuste maior para aposentados

Medida provisória prevê reajuste de 6,14% para aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo. Acordo pode garantir aumento superior a 7%.

09/04/2010 - 08:43  

Veja trecho de reportagem da TV Câmara sobre como funciona a Previdência no Brasil. Para assistir a íntegra da reportagem, clique aqui.

Líderes da base aliada, integrantes de frentes em defesa dos aposentados e representantes de centrais sindicais fecharam na quarta-feira (7) um acordo que pode garantir aos aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo reajuste equivalente à variação da inflação mais 80% do percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.

Pelo acordo, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), se comprometeu a mobilizar o Executivo e a bancada do governo na Câmara para garantir o aumento do reajuste de 6,14% das aposentadorias e pensões, já encaminhado pelo governo por meio da Medida Provisória 475/09, para 7,71%. O governo já estuda um aumento do reajuste para 7%.

Reajustes futuros
A MP 475/09 também prevê que, a partir do próximo ano, os benefícios serão reajustados com base em 50% da variação do PIB mais a inflação do período. Os aposentados, porém, exigiam um reajuste baseado em 100% da variação do PIB, nos termos da emenda apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) ao PL 1/07, que tramita na Câmara.

O acordo firmado ontem aumentou o percentual da variação do PIB de 50% para 80%, retroativo a 1º de janeiro.

Da Redação/PCS
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 475/2009

Íntegra da proposta