Trabalho, Previdência e Assistência

Militar vítima de esclerose múltipla poderá ser reformado

17/09/2009 - 21:00  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5396/09, do Executivo, que altera o Estatuto dos Militares (Lei 6.880/80) para incluir a esclerose múltipla entre as doenças consideradas incapacitantes pelas Forças Armadas. O objetivo da medida é garantir a reforma do militar com direito ao recebimento do soldo do posto hierárquico imediatamente superior.

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, que afeta o indivíduo de diversas maneiras, como perda da coordenação motora, visão dupla, fadiga e falta de sensibilidade nos membros.

Serviço público
A doença já é reconhecida como incapacitante para o serviço público, dando ao servidor direito à aposentadoria por invalidez. Segundo o governo, o projeto apenas estende esse benefício aos integrantes das Forças Armadas.

O Estatuto dos Militares prevê a reforma de militares acometidos por doenças como tuberculose, câncer maligno, cegueira, paralisia irreversível e mal de Parkinson, entre outras.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Parlamentares destacam papel das Forças Armadas na defesa do País
Doente grave poderá ficar isento do IPTU

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5396/2009

Íntegra da proposta