Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara aprova criação de conselhos de Zootecnia

27/08/2007 - 19:22  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última quinta-feira (23), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1372/03, do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR), que cria os conselhos federal e regionais de Zootecnia. O parecer do relator, deputado Wilson Santiago (PMDB-PB), foi pela aprovação. A matéria seguirá para análise do Senado.

Os conselhos serão autarquias federais, com autonomia financeira e administrava, conforme o projeto. Caberá a eles orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos zootecnistas, assim como das empresas cuja atividade principal relaciona-se à área.

Rosenmann destaca que, embora a profissão de zootecnista tenha sido regulamentada em 1968, atualmente, os profissionais do setor registram-se nos conselhos de Medicina Veterinária. Ele afirma ser necessário um órgão de fiscalização do exercício da profissão, tendo em vista as especificações da área e o grande número de zootecnistas. Além disso, alerta para as dificuldades que esses profissionais vêm enfrentando para participar dos processos eleitorais dos conselhos de Medicina Veterinária.

Para o exercício da profissão, os zootecnistas terão de registrar-se até 30 dias após a instalação dos conselhos regionais.

Notícias anteriores:
Trabalho aprova novo piso salarial para zootecnista

Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1372/2003

Íntegra da proposta