Segurança

Segurança pode votar projeto sobre cadastro de presos

26/09/2005 - 14:28  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado pode votar nesta quarta-feira (28) o Projeto de Lei 4063/04, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que cria o Cadastro Nacional de Presos e Foragidos. O cadastro tem a finalidade de informar aos interessados a relação de pessoas presas ou que estão foragidas da Justiça.
O parecer do relator, deputado Coronel Alves (PL-AP), é favorável à proposta, com uma emenda que determina que cada unidade da federação estabelecerá o órgão responsável pelo cadastramento e gerenciamento das informações. Pelo projeto original, o cadastro será organizado, mantido e atualizado pelo Ministério da Justiça e oferecido para consulta pela internet.

Licença para militares
Outra proposta na pauta é o PL 5567/05, do ex-deputado Capitão Wayne, que permite aos policiais e bombeiros militares o afastamento do serviço para acompanhar o cônjuge que for deslocado a serviço para outro estado ou para o exterior. A proposta permite ainda a licença em razão de posse do cônjuge em mandato eletivo e concede o benefício a companheiro ou companheira, desde que seja reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar.
O relator da matéria, deputado Alberto Fraga (PFL-DF), apresentou parecer pela aprovação do projeto e da emenda do próprio autor, Capitão Wayne, que estabelece em cinco anos o prazo limite para a licença e exclui o militar em gozo do benefício dos quadros de acesso para promoção enquanto durar o afastamento.

Desvio de armas
Também pode ser votado requerimento do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) que pede a convocação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para prestar esclarecimentos sobre o registro junto ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm) das armas entregues ou apreendidas e encaminhadas ao Exército para serem destruídas. Segundo Bolsonaro, a imprensa tem noticiado que alguns desses armamentos têm sido desviados e encontrados em poder de criminosos.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 6.

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4063/2004

Íntegra da proposta