Segurança

Deputados divergem sobre aumentar acesso da população a armas

27/10/2015 - 16:05  

Assista ao vivo

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) criticou há pouco as mudanças no Estatuto do Desarmamento previstas no substitutivo do relator, deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG), ao Projeto de Lei 3722/12 e apensados.

Molon considerou uma irresponsabilidade permitir que jovens de 21 anos de idade possam comprar armas de fogo. “Todos aqui já tiveram 21 anos e sabem que, nesta idade, os hormônios promovem mudanças no nosso organismo e nos faz ter reações mais impulsivas”, argumentou.

O parlamentar também defendeu a declaração do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, que se manifestou contrário às mudanças no estatuto.

Segundo o secretário, o esforço do Congresso deve ser no sentido de melhorar as condições de trabalho das forças de segurança pública. “Ampliar o acesso às armas vai trazer mais assassinatos e não reduzir o número de homicídios no País”, concordou Molon.

Contraponto
Por outro lado, o deputado João Rodrigues (PSD-SC) apoiou o direto do cidadão de andar armando e acusou Beltrame de não querer mais trabalhar. “Alguns secretários que estão se manifestando não querem mais trabalho, porque lhes faltam capacidade e competência para controlar a violência em seus estados”, disse Rodrigues, ao defender o direito do cidadão a fazer a própria defesa.

“Sabendo que alguns cidadãos de bem estão armados, alguns bandidos serão eliminados e é bom que se faça uma limpeza, porque chega da população não poder se defender”, sustentou Rodrigues, autor de projeto que concede porte de armas para caminhoneiros e taxistas.

A reunião ocorre no plenário 8.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3722/2012

Íntegra da proposta