Segurança

Comissão do projeto que revoga Estatuto do Desarmamento será instalada hoje

15/04/2015 - 09:08  

A Câmara dos Deputados instala hoje a comissão especial que vai analisar a proposta que revoga o Estatuto do Desarmamento (Projeto de Lei 3722/12). Após a instalação marcada para as 14h30, no plenário 1, serão eleitos o presidente e vice-presidentes do grupo.

A instalação estava prevista para ontem, mas foi adiada a pedido do deputado Marcos Montes (PSD-MG), indicado pelo presidente da Câmara, Eduardo cunha, para presidir o colegiado.

Montes foi pego de surpresa pela candidatura avulsa para presidente do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), que foi relator da matéria no ano passado, e pediu tempo para conversar com o presidente Cunha. "Não tem necessidade de começarmos uma comissão importante como esta em um clima tenso de disputa interna, quando já houve um acordo."

Cajado explicou que lançou a candidatura avulsa porque não tinha a garantia de que continuaria na relatoria da proposta. Segundo o deputado, o Democratas resolveu indicá-lo para disputar o cargo como forma de marcar posição na comissão, ou seja, defender algumas mudanças no Estatuto do Desarmamento e não revogá-lo totalmente. "Com a presidência indicada para um deputado do PSD, a relatoria iria para um deputado do PMDB e, pelas informações, claramente com uma posição mais pró revogação total do Estatuto."

Tramitação
O projeto foi discutido no ano passado por outra comissão especial, mas foi arquivado no final do ano passado sem a votação do relatório final de Cajado. O texto foi desarquivado no início desta legislatura e agora será novamente analisado por outra comissão especial.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta