Segurança

Projeto proíbe registro de ligação para disque-denúncia na conta de telefone

12/07/2013 - 18:45  

Diógenis Santos
Major Fábio
Major Fábio ressalta que há casos de violação de correspondência para identificar pessoas que fizeram denúncias.

O Projeto de Lei 5313/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB), em análise pela Câmara dos Deputados, proíbe as empresas de telefonia de registrar nas contas enviadas aos usuários ligações para os serviços de denúncia de qualquer natureza. A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97).

De acordo com Major Fábio, apesar de os serviços de disque-denúncia preservarem a identidade do denunciante, a lei não veda a inscrição da ligação na conta de telefone. Com isso, segundo afirma, “há casos de cidadãos que tiveram suas caixas de correspondência violadas com o objetivo de se ter acesso aos documentos de cobrança e a informações relativas a denúncias”.

Ainda conforme o deputado, existem até casos de assalto a funcionários dos Correios para ter acesso às contas telefônicas. “O objetivo do ato não era outro que permitir a identificação dos colaboradores dos serviços de denúncia”, sustenta.

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto foi encaminhado às comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5313/2013

Íntegra da proposta