Segurança

Comissão aprova sigilo de ligação para Disque-Denúncia em conta de telefone

21/08/2013 - 14:45  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou hoje projeto (PL 5313/13) que garante o sigilo na conta telefônica de quem fizer uso do Disque-Denúncia. O projeto altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472/97).

O autor, deputado Major Fábio (DEM-PB), explica que os diversos serviços de disque-denúncia preservam a identidade do denunciante para estimular a população a denunciar crimes, mas essa garantia não encontra paralelo nas empresas de telefonia, pois o número da ligação fica exposto na conta de telefone.

O deputado aponta que há casos de pessoas que tiveram a correspondência violada e até funcionários dos Correios assaltados quando distribuíam as contas de telefone.

IZALCI
Izalci acrescentou à proposta o sigilo das ligações para a Polícia.

O relator foi o deputado Izalci (PSDB-DF), que foi favorável à proposta. "Não faz sentido a mulher denunciar o marido e depois a ligação aparecer na conta telefônica. E o marido vê que tem a denúncia. Esse é um exemplo."

Izalci acrescentou uma emenda à proposta para também garantir o sigilo das ligações para os serviços de emergência, como a Polícia, que também são usados com o intuito de delatar atividades criminosas.

Tramitação
A proposta vai ser analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição – Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5313/2013

Íntegra da proposta