Segurança

Expressão Nacional trata dos crescentes gastos dos cidadãos com segurança

11/06/2012 - 12:18  

Assista acima ao primeiro bloco do programa. Para ver o segundo bloco, clique aqui.

Com o aumento da criminalidade, muitos brasileiros têm procurado alternativas para ter uma vida tranquila: vigilantes armados, escolta 24 horas, cerca elétrica, carros e até janela de casa blindados. Nesta edição, o Expressão Nacional, da TV Câmara, fala sobre o crescente gasto dos cidadãos com segurança.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que só no Distrito Federal o gasto com segurança chega a R$ 8,5 milhões, se somarmos o orçamento público destinado a segurança e o que é gasto pelos cidadãos, o que corresponde a 5% do PIB do DF. Países desenvolvidos, como Canadá, Japão e Austrália, consomem com segurança apenas 1% do PIB. Nos Estados Unidos, o percentual é de 2%.

Especialistas criticam o aumento da violência e da inclusão de itens de segurança no orçamento das famílias, além da qualidade dos investimentos por parte do governo, e explicam que em uma situação ideal, sem violência, o dinheiro gasto poderia estar sendo destinado para outras áreas sociais como educação e saúde. Afinal: falta dinheiro ou ele é mal aproveitado?

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.