Segurança

CPI pode convocar mulher presa ao tentar "comprar" recém-nascido

11/05/2012 - 15:20  

Arquivo/ Gustavo Lima
Arnaldo Jordy
Jordy: o Brasil está entre os países com maior incidência do crime de tráfico de pessoas.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), protocolou na quinta-feira (10) um pedido de convocação de Maria José Rodrigues, que foi presa em flagrante no último dia 7, quando tentava “comprar” um recém-nascido de uma adolescente, na zona sul de São Paulo. A polícia suspeita que a mulher de 53 anos faça parte de uma quadrilha internacional, que pretendia enviar o bebê para a Itália.

Jordy quer que Maria José seja ouvida pelos integrantes da CPI. O requerimento de convocação deve ser votado pelo colegiado no início da próxima semana. “O tráfico de seres humanos envolve redes poderosas e movimenta no mundo algo entre 32 e 35 bilhões de dólares. São quatro milhões de pessoas por ano que são vítimas desse crime e o Brasil está entre as cinco nações com maior incidência. A situação é gravíssima e as pessoas não se dão conta disso", disse o presidente.

De acordo com informações colhidas pela comissão, a criança, do sexo feminino, teria sido “comprada” por cerca de R$ 500, logo após a mãe, de 17 anos, deixar a maternidade. Por ser menor de idade, a adolescente foi encaminhada à Fundação Casa e poderá responder pelo crime de entrega de criança a terceiro. De acordo com a polícia, a mãe não sabia que a filha seria possivelmente vendida ou entregue para outra família no exterior.

As investigações que levaram à prisão de Maria José Rodrigues começaram em Montes Claros (MG), em março, quando a mulher, sem sucesso, tentou negociar outra criança. Segundo a polícia, as denúncias apontavam que Maria José convencia gestantes em comunidades pobres a entregar os filhos com a promessa de dar a eles uma vida melhor.

Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.