Segurança

Proposta proíbe uso de celulares em agências bancárias

04/05/2012 - 11:36  

Arquivo/ Gustavo Lima
Miriquinho Batista
O autor pretende reduzir os crimes de sequestro relâmpago e de "saidinha de banco".

Tramita na Câmara projeto que proíbe o uso de celulares em agências bancárias. A proposta (Projeto de Lei 3369/12), do deputado Miriquinho Batista (PT-PA), altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97). A intenção é reduzir crimes de sequestro relâmpago e de “saidinha de banco”, quando um criminoso que se encontra no interior de um estabelecimento bancário repassa informações para seus cúmplices sobre correntistas que estão efetuando saques na agência.

A proibição vale para postos bancários e demais áreas onde haja caixas eletrônicos. Os bancos deverão, segundo o projeto, colocar cartazes de avisos aos clientes. O uso dos celulares será permitido somente em casos de emergência autorizados pelo gerente da agência.

Quem descumprir a medida poderá ter seu celular apreendido, a pedido do gerente, e devolvido na saída do local. O banco que não sinalizar a proibição nas agências ou não apreender o celular em uso deverá pagar multa de R$ 5 mil ou o dobro em caso de reincidência.

De acordo com o autor da proposta, cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Teresina aprovaram leis municipais restringindo o uso de celulares. “Ao estender para todo o País a proibição de uso do celular nas agências bancárias, estaremos contribuindo para reduzir a incidência das ações criminosas”, acredita Batista.

Tramitação
 A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 4436/08, que aguarda a criação de uma comissão temporária para analisá-lo na Mesa Diretora da Câmara.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4436/2008

Íntegra da proposta