Segurança

Deputados comemoram lançamento de plano de combate às drogas

07/12/2011 - 18:41  

Deputados da Comissão Especial de Combate às Drogas comemoraram o lançamento feito hoje, pelo governo federal, de um plano nacional para o enfrentamento do crack, com investimento de R$ 4 bilhões. O presidente do colegiado da Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou que o trabalho da comissão teve influência no programa anunciado pelo governo. "Fizemos reuniões com a presidente, o vice-presidente e duas visitas a Casa Civil, além dos ministros da Saúde, Justiça e Trabalho para discutir propostas", afirmou.

O deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) destacou a importância do reconhecimento, por parte do governo, de que o uso de drogas é uma epidemia no País. Para o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), o novo plano foi construído respeitando os preceitos do relatório da Câmara. Ele espera que os recursos anunciados realmente sejam efetivados. A deputada Rosane Ferreira (PV-PR) elogiou a presença de medidas socioeducativas nas propostas, lembrando que adotar medidas somente repressivas é insuficiente.

Já Wilson Filho (PMDB-PB), falou sobre as visitas que a comissão fez a várias cidades e sobre as contribuições recebidas da população. "São ideias que saem do povo, que vive esse problema", defendeu.

Comissão
A comissão teve ao todo nove meses de trabalho e 40 viagens para municípios do Brasil e do exterior. O relatório também recebeu sugestões pelo portal e-democracia da Câmara.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, passou pela reunião e recebeu uma cópia do relatório. Ele reconheceu que o trabalho da comissão ajudou muito na elaboração do programa anti-drogas anunciado pelo governo.

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.