Segurança

CPI investigará desaparecimento de crianças em Encruzilhada (BA)

11/05/2010 - 19:24  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre Desaparecimentos de Crianças e Adolescentes vai realizar diligência e audiência pública no município de Encruzilhada, na Bahia, para tomar depoimentos de testemunhas e indiciados envolvidos na ação penal do Tribunal de Justiça da Bahia, referente a crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O objetivo da audiência é esclarecer as denúncias apresentadas pelo programa "Conexão Repórter", exibido pelo SBT em março, sobre tráfico de crianças. Os casos mostrados no programa ocorreram em Encruzilhada.

Para a autora dos requerimentos aprovados nesta tarde, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a realização de diligência em Encruzilhada tem o intuito de investigar a venda e o rapto de crianças para adoção ilegal.

Devem ser convidados para participar da audiência, entre outros, o apresentador do programa Roberto Cabrini; a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, da Comarca de Encruzilhada, Ádida Alves dos Santos; o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia Márcio de Oliveira Neves; a vereadora de Encruzilhada Maria Verônica de Sá; o conselheiro tutelar de Encruzilhada Daniel Laranjeira de Oliveira; e a prefeita de Encruzilhada, Ivani Andrade Fernandes Santos.

Projeto Desaparecidos
A CPI também vai realizar uma audiência pública com a presença do ator e apresentador Luigi Baricelli e com a presidenta da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Portal Kids, Wal Ferrão, para obter informações sobre o "Projeto Desaparecidos", programa que ajudará na busca por crianças desaparecidas.

O projeto prevê o uso da tecnologia para ajudar no processo de busca. “O sistema usa um software que permitirá o reconhecimento facial para identificar crianças e jovens desaparecidos", explica a parlamentar.

Nenhuma das audiências tem data marcada.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.