Segurança

Projeto regulamenta a profissão de bombeiro civil

08/01/2009 - 16:05  

O Projeto de Lei 4200/08, do ex-deputado Laercio Oliveira, regulamenta o exercício da atividade de bombeiro civil. Segundo a proposta, esse profissional deverá ter registro prévio no órgão competente do Ministério do Trabalho e comprovar: idade mínima de 18 anos; ensino fundamental completo; sanidade física e mental; aptidão física compatível; aprovação em curso específico de formação; ausência de antecedentes criminais; e quitação das obrigações eleitorais e militares.

O bombeiro civil é definido no projeto como o profissional habilitado à atividade de prevenção e combate a incêndios e outros sinistros e capaz de prestar primeiros-socorros.

O empregador deverá, obrigatoriamente, proporcionar ao bombeiro civil uniforme especial; seguro de vida; adicional de periculosidade; reciclagem periódica; avaliação bienal da sanidade física e mental; e avaliação anual da aptidão física.

O bombeiro civil deverá trabalhar em empresas especializadas em serviços de prevenção e combate a incêndios.

Atividade frequente
O autor do projeto argumenta que a atividade do bombeiro civil, mais conhecido como brigadista, é cada vez mais frequente, em especial nas grandes metrópoles e em grandes instalações industriais. "Todavia, ainda não há lei sobre uma série de aspectos relativos à formação e ao emprego desses profissionais, que já atuam no Brasil desde os anos 60", explica Laercio Oliveira.

Atualmente, a atividade é regulada apenas por normas do Ministério do Trabalho e Emprego que não têm valor de lei.

Tramitação
Sujeito a análise em caráter conclusivo, o projeto foi distribuído às comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Plenário regulamenta atividade de bombeiro civil no setor público

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4200/2008

Íntegra da proposta