Segurança

Comissão aprova porte de arma para quatro categorias

26/10/2007 - 09:07  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na terça-feira (23) o Projeto de Lei 7269/06, do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que autoriza agentes e guardas prisionais, agentes portuários e integrantes das escoltas de presos a portar arma de fogo fornecida pela corporação mesmo fora de serviço. O projeto foi aprovado com emenda do relator, deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que condiciona o uso de arma de fogo à comprovação de curso de treinamento e avaliação.

Segundo o relator, a violência promovida pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) contra integrantes de órgãos de segurança pública e agentes penitenciários ressaltou a necessidade de garantir a esses servidores condições para o desempenho de suas atividades. "Se a Lei 10.826/03 reconhece que um policial está sob risco de ataques criminosos 24 horas por dia, qual a lógica que afastou esse risco da vida privada dos agentes penitenciários?", indagou.

Campos disse ainda que o direito de portar arma de fogo foi estendido aos guardas portuários, que reprimem ataques de assaltantes nas áreas de porto, antes que comecem a matá-los fora do horário de serviço.

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) garante o direito de portar arma de fogo aos integrantes das Forças Armadas, das guardas municipais, das polícias Civil e Militar e aos agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Salário insuficiente
Bolsonaro acredita que é uma falha não permitir que agentes e guardas prisionais utilizem a arma da corporação fora do horário de serviço, já que precisam dela para proteger-se e seu salário é insuficiente para comprar outra arma. "Infelizmente, com a ocorrência de nefastos acontecimentos, constata-se a incoerência desta lei que impede que eles utilizem, fora de serviço, as armas das instituições a que pertencem", disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, será encaminhado ao Senado.

Notícias anteriores:
MP traz novo prazo para renovar registro de arma
Segurança aprova porte de arma para auditor estadual
Segurança aprova porte de arma para defensores públicos
Câmara limita porte de arma de auditores fiscais

Reportagem - Oscar Telles
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7269/2006

Íntegra da proposta