Saúde

Congresso ilumina-se de azul em campanha de prevenção ao câncer de próstata

03/11/2014 - 20:13  

Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
Inauguração da Iluminação Azul do Palácio Do Congresso Nacional
Pelo segundo ano consecutivo, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul ao longo do mês de novembro.

O prédio do Congresso Nacional está iluminado de azul para ampliar a conscientização do homem quanto à prevenção do câncer de próstata. O chamado Novembro Azul foi aberto oficialmente no Parlamento nesta segunda-feira (3), durante sessão solene em homenagem aos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que será comemorado em 27 de novembro.

Ao longo deste mês, haverá uma ampla programação relativa ao tema em todo o País. Na tarde desta terça-feira (4), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove a 7ª edição do Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem.

Na Câmara, a Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem tem entre as suas prioridades a aprovação de propostas que reduzam a negligência masculina diante das doenças.

Um dos projetos em análise (PL 6568/13) cria a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. O texto aguarda votação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara. "Eu vejo esse projeto como de extrema importância para avançarmos do ponto de vista da atenção integral à saúde do homem”, disse o coordenador da frente parlamentar, deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES).

Várias outras propostas da Câmara (PLs 7150/14, 5924/13, 5706/13, 2822/11, 1897/11, etc.) tentam incentivar a realização do exame de próstata, sobretudo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e de torná-lo obrigatório a partir de determinada idade.

Prevenção
O diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, afirma que os homens ainda resistem a fazer o exame de próstata. "Tivemos uma pesquisa feita alguns anos atrás, pela Sociedade Brasileira de Urologia, em que 80% dos homens disseram que não vão ao médico por puro preconceito. E isso é uma grande bobagem, porque o exame de toque retal é muito simples: dura de 7 a 10 segundos, não fere a masculinidade de ninguém e pode salvar uma vida", declarou.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. A estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia é de que 69 mil novos casos da doença sejam diagnosticados só neste ano. O câncer de próstata costuma ser assintomático na fase inicial, e o diagnóstico precoce aumenta em 90% a chance de cura.

A campanha de combate ao câncer de próstata neste "novembro azul" é promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1897/2011