Saúde

Dilma veta criação de carreira pública para profissionais do Mais Médicos

23/10/2013 - 14:01   •   Atualizado em 24/10/2013 - 13:24

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Cerimônia de sanção da MP 621/13, que dispõe sobre o Programa Mais Médicos
Dezenas de médicos acompanharam a cerimônia de sanção ontem.

A presidente da República Dilma Rousseff vetou o dispositivo da Lei do Mais Médicos que condicionava a permanência no projeto, após a primeira etapa de três anos, ao ingresso em carreira médica específica.

O deputado Mandetta (DEM-MS) disse que o governo rompeu um acordo feito no Plenário da Câmara dos Deputados. "O relator e o governo fizeram um acordo para que, ao final de três anos, todos os médicos que estão no Mais Médicos estivessem com os seus exames revalidados e integrando a carreira de Estado.” Segundo Mandetta, o governo teria se comprometido a fazer um concurso para efetivar esses profissionais.

"As emendas de Plenário foram negociações sem a garantia de que seriam mantidas no projeto", argumentou o deputado Dr. Rosinha (PT-PR). “Hoje eu tenho que ler o projeto do Mais Médicos não só como um projeto temporário, mas algo que reestrutura o sistema de formação do médico no País e reestrutura o Sistema Único de Saúde [SUS]", defendeu.

Na justificativa do veto, a presidente Dilma afirma que a carreira médica citada no dispositivo vetado não existe hoje. Além disso, também não existiria a possibilidade de estrangeiros assumirem funções públicas de maneira permanente.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 621/2013

Íntegra da proposta