Saúde

Audiência discute hoje regulamentação da equoterapia

26/09/2013 - 08:38  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje audiência pública para discutir o projeto (PL 4761/12, do Senado) que regulamenta a prática da equoterapia – método que utiliza o cavalo para a reabilitação da pessoa com deficiência.

A iniciativa do debate é da relatora da proposta na comissão, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB). Ela destaca que a equoterapia auxilia no fortalecimento da musculatura, na redução da ansiedade e no aumento da autoestima dos pacientes.

“Os exercícios são realizados com a orientação de um especialista para que sejam feitos de forma segura e aproveitando os movimentos do cavalo. O ser humano, ao conseguir domar um animal maior e mais forte do que ele, sente-se motivado e com a autoestima elevada”, explica a relatora.

Convidados
Foram convidados para a audiência:

  • a coordenadora geral do Departamento de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Ferreira Mendes.
  • o presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande), Jorge Dorneles Passamani;
  • a coordenadora técnica e administrativa do Centro de Equoterapia Rancho Cambará, Aparecida de Lima Oliveira;
  • o coordenador do curso de Medicina Veterinária e Hospital Veterinário da Universidade Metodista de São Paulo, Nilton Abreu Zanco; e
  • a neuropediatra Ana Maria Low.

A reunião será realizada no Plenário 7, às 9h30.

Da Redação/DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4761/2012

Íntegra da proposta