Saúde

Seguridade discute semana de mobilização contra obesidade infantil

08/05/2012 - 09:08  

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza hoje audiência pública sobre a importância da instituição da Semana de Mobilização Nacional contra a obesidade infantil. O deputado Alexandre Roso (PSB-RS) é autor de um projeto de lei que prevê a realização da semana e determina que as escolas desenvolvam atividades de educação em saúde relacionadas ao tema.

De acordo com Roso, a situação da obesidade se torna mais complexa quando diz respeito às crianças. “Primeiro, pela falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade. Segundo: a problemática está relacionada com a mudança de hábitos e a disponibilidade dos responsáveis em prestar as orientações necessárias para que isso aconteça”, afirma o parlamentar.

Para Roso, a escola se mostra o local adequado para o desenvolvimento de ações de prevenção da obesidade infantil e para o seu diagnóstico e terapêutica. Além de ser o espaço natural onde crianças convivem antes mesmo de completada a primeira década da vida, ela desempenha papel fundamental na formação do indivíduo e possibilita a integração de dois mecanismos essenciais no combate à obesidade: a educação nutricional e a atividade física.

Participarão da audiência:
- a presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Rosana Radominski;
- a nutricionista clínica Vilma Moraes Barros;
- a coordenadora do Aleitamento Materno da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fernanda Ramos Monteiro;
-o diretor da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), João Luiz Cesarino da Rosa; e
-a coordenadora geral de alimentação e nutrição da Secretaria de Atenção à Saúde do
Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

A reunião ocorrerá às 14h30, no Plenário 7.

*Matéria atualizada às 10h55

Da Redação/MM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.