Saúde

Deputado quer que Congresso participe de luta contra o câncer de mama

26/08/2011 - 18:43  

Arquivo - David Ribeiro
Jorge Tadeu Mudalen
Mudalen: muitas mullheres não conseguem fazer mamografia pelo SUS.

O 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), quer engajar a Câmara na luta contra o câncer de mama. Ele solicitou ao presidente da Casa, Marco Maia, que o prédio do Congresso Nacional seja iluminado com luzes cor-de-rosa no dia 5 de outubro – a exemplo do que já acontece com monumentos famosos como a Opera House, em Sidney (Austrália); a Casa Branca, em Washington (Estados Unidos); a Torre Eiffel, em Paris (França); e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O chamado "Outubro Rosa" surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e espalhou-se pelo mundo. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura da doença.

Jorge Mudalen explica que a iluminação do prédio do Congresso também vai servir para chamar a atenção do governo. "Muitas vezes, as pessoas não conseguem fazer mamografias pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Teria que, pelo menos uma vez por ano, o Estado dar essa oportunidade às mulheres que mais necessitam", diz.

No ano passado, a maior preocupação do "Outubro Rosa" no Brasil foi justamente divulgar que toda cidadã brasileira tem direito a fazer o exame de mamografia (principal instrumento para o diagnóstico precoce da doença) gratuitamente pelo SUS, de acordo com Lei 11.664/ 08, que entrou em vigor em 29 de abril de 2009.

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que 49.240 novos casos de câncer de mama devem ser confirmados no Brasil neste ano, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Da Rádio Câmara/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.