Saúde

Subcomissão sobre funcionamento do SUS ouve especialistas

23/08/2011 - 08:37  

A subcomissão especial que analisa o financiamento, a reestruturação, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) realiza hoje uma reunião de trabalho com representantes da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Lígia Bahia e Luiz Eugênio Portela; e da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde (Cofincns), Fernando Luiz Eliotério, Ronald Ferreira dos Santos, Pedro Tourinho de Siqueira, Silvio Roberto Leal da Silva, Eli Iola Gurgel de Andrade e Alcides Ribeiro dos Santos.

O relator do colegiado, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), está se reunindo com técnicos da área para apresentar uma versão preliminar do seu parecer, cuja versão final só deverá ser conhecida em um seminário previsto para outubro.

Na última reunião da subcomissão, que é ligada à Comissão de Seguridade Social e Família, os participantes classificaram como inviável o estabelecimento de um modelo único de gestão para todos os estados e municípios brasileiros. O consenso é que onde houver maior controle social haverá maior viabilidade de contratos de terceirização de serviços, sejam eles prestados pela administração direta ou indireta.

A reunião será realizada às 14 horas, na sede da Fiocruz Brasília.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.