Saúde

Comissão externa vai sugerir conjunto de ações antidrogas

21/01/2011 - 10:40  

Agência Brasil
Medidas sugeridas visam ampliar atendimento a usuários de drogas.

A comissão externa da Câmara para analisar políticas antidrogas e tratamentos para dependentes químicos, criada em 2010, vai sugerir ao governo um conjunto de medidas para melhorar as ações de combate às drogas no Brasil. O documento será enviado até o fim deste mês à Presidência da República e aos ministérios da Justiça, do Desenvolvimento Social e da Saúde. A maioria das sugestões é relativa ao atendimento a dependentes químicos.

O relatório conclui que a Política Nacional de Saúde Mental, responsável pelo tratamento de dependentes químicos, é ineficiente. Para melhorar o atendimento aos dependentes, a comissão sugere a execução total do orçamento destinado ao combate às drogas, sem possibilidade de contingenciamento nos três níveis de governo.

A comissão também recomenda a criação de uma Bolsa para ajudar na formação e aperfeiçoamento profissional do dependente de drogas, além da criação de incentivos para empresas que contrarem pessoas egressas de tratamentos contra dependência química.

Centros de atenção

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12da9b51dd0.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12da9b51dd0.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Psiquiatra analisa, em entrevista à Rádio Câmara, como é o tratamento dado pela Saúde Pública a viciados em drogas.

Outro pedido que será feito pela comissão é o de que os núcleos de atenção aos dependendes químicos mantidos pela sociedade civil possam receber apoio do governo e que os centros de atenção ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) funcionem em todos os estados. Atualmente, existem 1.500 Centros de Atenção Psicossocial em 17 estados.

O relator da Comissão Externa, deputado Germano Bonow (DEM-RS) afirma que, apesar de parecerem numerosos, os centros são insuficientes para atender a demanda. Ele lembra que, somente na cidade de São Paulo, seriam necessários 100 desses centros para atendimento adequado à população. "Houve um desmonte no sistema de atendimento ao doente mental no país e, dentro da política de saúde mental, está o atendimento do drogado”. Mais de 80 mil leitos psiquiátricos foram fechados nos últimos 20 anos.

Educação e publicidade
O relatório também vai sugerir, como forma de prevenção, a adoção da escola pública em período integral de oito horas para crianças e jovens. Outra sugestão será a mudança do foco das campanhas antidrogas. As invés de mostrar os malefícios da droga, como é feito atualmente, as campanhas deverão a mostrar os benefícios de uma vida livre da dependência química.

O relatório da comissão ainda pede a proibição da propaganda de bebidas alcóolicas e a adoção de leis proibindo que entes públicos patrocinem eventos ligados ao consumo de álcool e tabaco.

Outra sugestão incluída no documento é que a Secretaria Nacional Antidrogas seja subordinada diretamente à Presidência da República, com status de Ministério.

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.