Saúde

Proposta cria cadastro nacional online de pacientes

17/12/2010 - 11:14  

Arquivo - Gilberto Nascimento
Sueli Vidigal quer facilitar busca em hospitais por parte das familias.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6910/10, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que cria um cadastro nacional online de pessoas hospitalizadas em todo País. Pela proposta, esse cadastro incluirá informações e fotos de todos os pacientes internados em hospitais, além das datas de entrada e de alta.

Segundo a proposta, o cadastro será criado pelo Executivo e ficará disponível na portal do governo federal (www.brasil.gov.br). As despesas para a criação e manutenção do site, de acordo com o projeto, serão incluídas no Orçamento da União.

Com a medida, Sueli Vidigal espera evitar os casos de pessoas acidentadas, que acabam consideradas desaparecidas, pois são internadas em hospitais sem que suas famílias saibam. O objetivo do cadastro, segundo ela, é facilitar a busca de informação em hospitais por parte das famílias. Hoje, os parentes de uma pessoa acidentada são obrigados a realizar a busca em cada uma das unidades hospitalares da cidade ou região onde ocorreu o acidente.

Tramitação
A proposta tramita em conjunto com o Projeto de Lei 418/03, que trata de assunto semelhante. Os projetos, que tramitam em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., aguardam análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Tiago Miranda

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 418/2003

Íntegra da proposta