Saúde

Projeto obriga presença de dentistas nas UTIs

06/05/2008 - 18:03  

O Projeto de Lei 2776/08, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), torna obrigatória a presença de dentistas em todas as unidades de terapia intensiva (UTIs), assim como em clínicas e hospitais públicos e privados em que haja pacientes internados. Na avaliação do deputado, esse atendimento específico manterá a higiene bucal e a saúde do paciente durante a sua internação, controlando doenças periodontais, cáries e outros problemas bucais, além de contribuir para a prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias.

De acordo com a proposta, será exigida a presença de cirurgiões-dentistas nas equipes de UTIs. Em hospitais e clínicas, deverá haver um profissional de Odontologia com qualificação para atuar na área. Os órgãos e entidades de controle social dessas atividades aplicarão penalidades nos casos de descumprimento das regras.

Pneumonia
O parlamentar destaca que a pneumonia hospitalar traz grande preocupação. "Além de debilitar ainda mais o paciente, muitos acabam morrendo, e aumentam os custos hospitalares com diárias, antibióticos e exames", salienta.

Para Neilton Mulim, tem havido muitos investimentos em meios de prevenção da pneumonia hospitalar. No entanto, em sua opinião, pouco adianta tomar todas as medidas profiláticas se uma provável fonte de infecção tão importante como a boca for subestimada. "É inconveniente negligenciar a condição bucal do paciente sob cuidados intensivos, uma vez que dados de fisiopatologia mostram uma possível relação entre cuidados bucais e pneumonias hospitalares", ressalta.

O deputado afirma que, apesar de estarem claros todos os benefícios trazidos pela adoção de qualquer medida de higiene, a higiene bucal tem recebido muito pouca ou nenhuma atenção no ambiente hospitalar, apesar de a boca abrigar uma vasta microflora e de ser considerada um meio propício para micróbios.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Chinaglia aponta distorções nos serviços de saúde bucal
Residência odontológica poderá ser regulamentada
Seguridade aprova proteção à saúde odontológica de atletas
Empresas podem ter de oferecer serviço odontológico
Finanças e Tributação aprova kit de saúde dentária

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2776/2008

Íntegra da proposta