Saúde

Proposta incentiva doação de sangue do cordão umbilical

27/12/2007 - 15:38  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 587/07, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que garante informação às mulheres, durante o período de consultas pré-natal e no momento do parto, sobre a importância da doação voluntária de sangue do cordão umbilical e da placenta.

A autora ressalta que o sangue do cordão umbilical e placentário apresenta grande quantidade de células-tronco e se configura como tecido importante para transplantes. Por isso, diz a deputada, existem no mundo mais de cem bancos de sangue de cordão umbilical e placentário, e no Brasil já há alguns bancos em centros de referência, como o Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Fila de espera
Alice Portugal afirma que cerca de três mil brasileiros a cada ano entram na fila de espera para transplante de medula para tratar de leucemia, e muitos não encontram um doador. Por isso, ela considera fundamental que as gestantes tenham acesso às informações a fim de que possam decidir sobre a doação, que só pode ocorrer com consentimento por escrito do doador ou de seu responsável legal.

Para a parlamentar, a falta de acesso às informações dificulta a elevação dos níveis de estoque dos bancos públicos para o atendimento dos pacientes que se encontram na fila de transplante de medula óssea.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova banco de células de cordão umbilical
Aprovada exigência de banco de material genético de bebês
Projeto prioriza doador em lista de espera por transplante
Câmara aprova regras para acelerar transplante de órgãos
Câmara aprova estímulo a doação de sangue umbilical

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta