Relações exteriores

Em visita à China, Marco Maia destaca importância da cooperação com o país asiático

04/06/2012 - 19:11  

Divulgação - Nazur Garcia
Visita do presidente Marco Maia à China - Maquete do Estaleiro Waigaoqiao
Comitiva visita o estaleiro Waigaoqio - Construção Naval Ltda, em Shangai.

O interesse em firmar parcerias e intensificar o intercâmbio comercial entre Brasil e China foi destacado nos encontros da agenda que o presidente Marco Maia e comitiva formada por deputados cumprem em visita oficial à China. O grupo já foi recebido no porto de Yangshan, a cerca de 120 km do centro de Shangai, na Assembleia Popular do Município de Shangai, no estaleiro Waigaoqio e no novo centro de pesquisa da empresa Huawei.

Ao receber hoje a comitiva da Câmara, o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular do Município de Shangai, Luo Zhijun, disse esperar que a visita incentive o intercâmbio entre os legislativos das duas nações: "O Brasil tem muitas experiências que a China tem de aprender. Como os dois países vêm promovendo muitas reformas, esta é uma boa oportunidade para estreitarmos nossa amizade.”

Marco Maia lembrou que, nos últimos anos, vários acordos foram firmados entre as duas nações e que este é um bom momento para conectar os parlamentos dos dois países. "A parceria entre o Brasil e a China certamente impulsionará o desenvolvimento dos dois países", disse.

Comércio

No domingo (3), primeiro dia da visita, os parlamentares brasileiros visitaram o porto de Yangshan, que já está em operação, embora deva ser concluído apenas em 2020. A unidade movimentou mais de 10 milhões de containers em 2011, o que a tornou a mais movimentada no mundo. Segundo o vice-diretor do porto, Wang Jianming, o investimento total do empreendimento alcançou cerca de US$ 6 bilhões.

Hoje, segundo dia de agenda na China, a comitiva visitou o estaleiro Waigaoqio - Construção Naval Ltda, em Shangai. O estaleiro é o quinto do mundo em tamanho, mas o primeiro em produção, segundo Xu Ping, vice-presidente da companhia: “Gostaríamos muito de comercializar nossos produtos com o Brasil, embora saibamos que os brasileiros também começaram a construir navios e que essa nova indústria tem um grande futuro pela frente."

Marco Maia destacou a importância de compartilhar informações e tecnologias. “A própria história recente dos povos da China e do Brasil apresenta muitas semelhanças e temos de aproveitar nossas experiências para transformá-las em melhor qualidade de vida para nossas populações", disse Maia.

Banda larga 

A comitiva também foi recebida hoje no novo centro de pesquisa da Huawei, empresa chinesa privada que produz equipamentos para redes e telecomunicações, atuando em 120 países no mundo, entre eles o Brasil. Wenchu afirmou que a prioridade da Huawei no Brasil é disputar o mercado de tablets e smartphones.

Marco Maia reconheceu a importância da presença da Huawei no Brasil, tanto na área econômica quanto pelo trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento que realiza. "Em breve, com a implantação da banda larga no Brasil, serão abertas oportunidades para novos investimentos. E queremos que parte desses investimentos da Huawei seja destinada ao nosso País", concluiu.

Integram a comitiva, além do presidente Marco Maia , os líderes do PT e do PSDB, deputados Jilmar Tatto (SP) e Bruno Araújo (PE);  a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional,  Perpétua Almeida (PCdoB-AC); o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – China, Osmar Júnior (PCdoB-PI); e Fábio Ramalho (PV-MG).

Da Redação/RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.