Relações exteriores

Representação no Parlasul discutirá atuação internacional da Anvisa

09/05/2012 - 09:58  

Arquivo/ Larissa Ponce
Dr. Rosinha
Dr. Rosinha: intensificação da mobilização de pessoas e produtos expõe as populações a riscos à saúde.

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) promove audiência pública hoje, a partir das 14h30, para discutir a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no âmbito internacional. O encontro será no Plenário 19 da Ala Senador Alexandre Costa do Senado.

Os deputados e senadores que representam o Brasil no Parlasul vão discutir o tema com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, e representantes da Organização Pan-Americana da Saúde e dos ministérios das Relações Exteriores e da Saúde.

A reunião atende a requerimento do deputado Dr. Rosinha (PT-PR) e, ressalta o parlamentar, faz parte de um evento maior, a I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, com atividades previstas para a terça (8), quarta (9) e quinta-feira (10).

Riscos à saúde
Dr. Rosinha observa que, ao longo dos últimos anos, governos e autoridades de saúde de diversas partes do mundo passaram a encarar um número crescente de situações que exigem respostas comuns.

Na avaliação do parlamentar, “a intensificação da mobilidade de pessoas e produtos expõe as populações a potenciais riscos para a saúde e impôs responsabilidades adicionais às autoridades sanitárias em sua tarefa de proteger a saúde humana e garantir a segurança e a eficácia de produtos e serviços.”

Segundo ele, situações como a ampliação dos mercados comerciais, os avanços tecnológicos constantes e a consequente necessidade de complexas avaliações para garantia da segurança sanitária dos produtos “apontaram novos desafios para as atividades das autoridades regulatórias, em cenário de limitação de recursos humanos e financeiros”.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.