Relações exteriores

Comissão aprova cooperação cultural entre Brasil e Palestina

11/05/2011 - 18:20  

Beto Oliveira
André Zacharow
Zacharow: Brasil dá exemplo de convivência pacífica entre povos.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (11) acordo de cooperação cultural firmado entre o Brasil e a Organização para Libertação da Palestina, assinado na cidade de Ramallah, em março de 2010. Os dois países se comprometem a aprofundar a cooperação entre suas instituições culturais para desenvolver atividades de difusão das duas culturas.

O acordo prevê intercâmbio de experiências nas áreas de artes visuais, música, teatro, dança, cinema, museus e arquivos. O texto foi enviado à Câmara na forma de uma mensagem do Poder Executivo (588/10) e tramitará como Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da comissão.

O relator, deputado André Zacharow (PMDB-PR), recomendou a aprovação da proposta. Em sua avaliação, o Brasil está contribuindo para a construção de uma cultura de paz ao reforçar os laços culturais com os povos do Oriente Médio, já que o País dá exemplo de convivência pacífica entre povos como os árabes e judeus.

Tramitação
O acordo ainda será analisado, em regime de prioridade, pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário.

Reportagem - Oscar Telles
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.