Relações exteriores

Relações Exteriores aprova acordo na área de defesa com Guiana

14/04/2011 - 13:38  

Brizza Cavalcante
Sebastião Bala Rocha
Bala Rocha: acordo contribui para unidade de defesa na América do Sul.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (13) acordo de cooperação na área de defesa entre Brasil e Guiana. O acordo (Mensagem 157/10, do Executivo) engloba ações nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, treinamento e instrução militares conjuntos.

Segundo o relator, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), o acordo contribui para gerar unidade de defesa entre os estados sul-americanos e aumenta a capacidade de enfrentar desafios transnacionais, como terrorismo e narcotráfico.

O acordo prevê ações conjuntas de treinamento e instrução militar, intercâmbio de inteligência para combater crimes transnacionais e troca de informações sobre utilização de equipamentos militares nacionais e estrangeiros.

Bala Rocha afirmou que o tratado se enquadra nos objetivos do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS) de fortalecimento de cooperação internacional em matéria de defesa. A entidade foi criada em dezembro de 2008, durante reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A Guiana, colônia britânica até 1966, localiza-se no norte da América do Sul e faz fronteira ao sudoeste com o estado de Roraima e ao sul com o Pará.

Tramitação
O acordo, que tramita em regime de prioridade, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 157/2010

Íntegra da proposta