Relações exteriores

Relações Exteriores aprova escritório da Fiocruz em Moçambique

07/04/2011 - 19:45  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (6) acordo entre Brasil e Moçambique para permitir a instalação da sede do escritório regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a África na capital Maputo. O texto foi assinado em setembro de 2008, em Brasília.

A relatora da mensagem (645/10), deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), explica que a medida “insere-se em um contexto de crescente intercâmbio entre os dois países, com a assinatura de diversos instrumentos em áreas como educação, meio ambiente, desporto e cooperação judiciária”.

Pietá ressalta que se trata do primeiro escritório da fundação no exterior. “A escolha da África é bastante apropriada, considerando-se o enorme potencial de cooperação na área de saúde”, sustenta.

Pelo tratado, a Fiocruz África terá a função de coordenar e avaliar todos os programas de cooperação do órgão com países africanos. Segundo o acordo, a sede do escritório regional é inviolável e estará isento de busca, confisco, expropriação ou qualquer outra forma de ação administrativa ou judicial. O texto proíbe a entrada de autoridades moçambicanas no local, exceto se autorizada por funcionário competente.

Representantes e funcionários da Fiocruz, assim como seus familiares e dependentes legais, terão direito a entrada e saída livres do território moçambicano. Ressalva-se apenas o direito de as autoridades do país negarem a permanência de quem abusar dos privilégios previstos no tratado.

O acordo deixa expresso também que o governo de Moçambique deverá proteger a liberdade de comunicação para todos os fins oficiais da Fiocruz África.

Como é costume em acordos dessa natureza, o texto lista uma série de privilégios e imunidades concedidas aos funcionários da Fiocruz, como isenção de processo judicial e de impostos.

Tramitação
Em regime de prioridade, o texto será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 645/2010

Íntegra da proposta