Relações exteriores

Relações Exteriores aprova acordo cultural com país caribenho

18/03/2011 - 16:38  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (16) o acordo que o Brasil assinou com a Dominica no ano passado para estreitar as relações culturais entre os dois países. O texto consta da Mensagem 591/10, do Executivo, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

O acordo prevê a troca de experiências em áreas como cinema, teatro, artes plásticas, museus e bibliotecas, e a realização de shows, mostras e festivais. Também prevê o estímulo à tradução de obras literárias dos dois países. O texto determina que as nações promovam esforços para evitar o contrabando de bens culturais.

A Dominica é um pequeno país caribenho de apenas 751 Km² e 73 mil habitantes, localizado entre Porto Rico e Trinidad e Tobago. Ela tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1978 e sua economia é baseada na agricultura e no turismo.

Tramitação
A mensagem foi transformada em projeto de decreto legislativo (PDC), que será numerado e tramitará pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 591/2010

Íntegra da proposta