Relações exteriores

Plenário aprova envio de militares da Marinha ao Líbano

08/12/2010 - 20:42  

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, a Mensagem 671/10, do Executivo, que autoriza a participação do Brasil na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). A matéria segue agora para o Senado.

Segundo explicaram os ministros das Relações Exteriores e da Justiça, Celso Amorim e Nelson Jobim, respectivamente, a participação do Brasil nessa força poderia reforçar as credenciais do País como ator capaz de contribuir positivamente para a promoção da paz e da segurança na região.

Eles destacaram também que a grande presença de descendentes de libaneses no Brasil contribui para a inserção do País nesse cenário.

Histórico
A Unifil é uma operação da Organização das Nações Unidas (ONU) criada em 1978 para certificar a retirada das tropas israelenses do país. Israel invadira o território libanês naquele ano como represália a ataques da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que havia se transferido com exilados palestinos da Jordânia para o Líbano.

Em 2006, depois de novos ataques de Israel ao Líbano, o Conselho de Segurança da ONU renovou a missão e acrescentou outros objetivos, como o de monitorar o fim das hostilidades, acompanhar e apoiar as forças libanesas e apoiar o acesso à assistência humanitária à população civil. O orçamento anual da missão é de 519 milhões de dólares (cerca de R$ 870 milhões).

(*) Matéria atualizada às 22h20.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 671/2010

Íntegra da proposta