Política e Administração Pública

Relator da reforma política defende fim da verticalização

26/08/2005 - 09:23  

O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), defendeu ontem o fim da verticalização das coligações eleitorais. A verticalização proíbe o partido de se coligar, em âmbito estadual, com legenda com a qual não esteja coligado em nível federal.
Caiado ressaltou que a verticalização torna os partidos, nos estados, dependentes das articulações federais. "É difícil federalizar a eleição estadual, pois ela não guarda muita relação com a nacional", disse o parlamentar, em entrevista concedida à TV Câmara momentos antes da gravação do programa especial sobre a reforma política que a emissora levará ao ar na próxima semana.
Opinião semelhante foi manifestada pelo cientista político Wilhelm Hofmeister, editor do livro "Partidos e Coligações Políticas no Brasil", que também participou do debate na TV Câmara. "A verticalização prejudica a governabilidade", disse Hofmeister.

Proposta
Ronaldo Caiado defendeu a aprovação do (Projeto de Lei 2679/03), que prevê o financiamento público exclusivo de campanha, o voto nas listas dos partidos e o fim das coligações nas eleições proporcionais (para vereador, deputado estadual e federal). "Essas mudanças vão fortalecer os partidos, promover a fidelidade e acabar com a promiscuidade do troca-troca partidário", disse.
O deputado afirmou que só com partidos fortes o País terá governos capazes de atender às necessidades da população.

Saiba mais sobre:
Verticalização das coligações
Listas preordenadas
Financiamento público de campanhas

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2679/2003

Íntegra da proposta