Política e Administração Pública

Rede, Psol e PV manifestam posição contra a PEC da Vaquejada

31/05/2017 - 22:32  

Assista ao vivo

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) criticou há pouco a votação, em segundo turno, da chamada PEC da Vaquejada - Proposta de Emenda à Constituição 304/17, do Senado. Molon chegou a apresentar requerimento pedindo a retirada de pauta da PEC, que acabou rejeitado.

O texto altera a Constituição para deixar de considerar cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, como a vaquejada, se forem registradas como manifestações culturais e bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Em primeiro turno, a PEC foi aprovada por 366 votos a 50.

“Apesar de o texto da PEC tentar tratar essa prática como uma questão cultural, a cultura do Nordeste, do Sul e do Brasil vai muito além de uma prática como essa, que é lamentavelmente uma prática cruel”, defendeu Molon, lembrando que houve uma época em que tortura em praça pública era prática normal.

Diversos deputados, no entanto, demonstraram posição favorável à matéria. Além da Rede, o Psol e o PV manifestaram posição contrária à PEC. O PSDB e o PT liberaram suas bancadas.

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 304/2017

Íntegra da proposta