Política e Administração Pública

Deputados defendem MP que libera recursos para combate ao vírus da zika

05/07/2016 - 19:51  

Deputados ressaltaram a importância da Medida Provisória 716/16, que libera recursos para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da febre chikungunya. A MP foi aprovada nesta terça-feira (5) pelo Plenário.

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia, o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) destacou que parte dos recursos vai para a pesquisa.

“O governo, à época, editou essa medida provisória para descontingenciar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para pesquisar vacinas contra zika e chikungunya e para adiantar o processo de pesquisa contra o mosquito da dengue; e também para compra de repelentes para mães grávidas, dependentes do Bolsa Família”, explicou.

Obstrução
A votação da MP, no entanto, não foi simples. Descontente com a possibilidade de revisão do marco legal do pré-sal, com exclusão da Petrobras como operadora obrigatória em parte dos negócios, o PT saiu com obstrução, duramente criticada pelos defensores do governo de Michel Temer. E isso atrasou em cerca de duas horas a votação da MP.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) destacou que, como a medida provisória já está em vigor, nada impede o governo de investir o dinheiro liberado no combate ao vírus da zika.

“Querem votar a medida provisória para fazer a pauta andar e incluir o projeto de lei de autoria de José Serra, entreguista, que retira a Petrobras do pré-sal. É necessário combater o vírus da zika, mas não podemos deixar votar um projeto que não interessa ao povo brasileiro”, disse Zarattini.

O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) criticou a obstrução. “É uma medida provisória editada por Dilma. Estão impedindo R$ 420 milhões para o combate ao zika, colocando o debate partidário-eleitoral à frente dos interesses do País”, afirmou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 716/2016

Íntegra da proposta