Política e Administração Pública

Oposição protesta contra projeto que reduz desonerações

25/06/2015 - 21:25  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos
Deputados de oposição levaram faixa ao Plenário criticando a presidente Dilma pelo aumento de impostos e do desemprego

Deputados oposicionistas protestaram nesta quinta-feira (25) contra o projeto que revê a política de desoneração da folha salarial e aumenta tributos para mais de 50 setores da economia (PL 863/15). Eles levaram ao Plenário da Câmara um cartaz pedindo menos impostos e dizendo que a presidente Dilma Rousseff mentiu nas eleições sobre a condução de sua política econômica.

Apesar do protesto, a proposta foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que concedeu benefícios para alguns setores. Call centers, empresas jornalísticas, setor de calçados, transportes e alimentos como pão, aves, suínos e peixes pagarão menos impostos que o inicialmente previsto no projeto.

Para a oposição, o aumento de impostos vai criar desemprego e agravar a crise. O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) disse que o projeto trata da oneração e não da desoneração. "O relator se colocou como deus. Escolheu quem vai viver e quem vai morrer. Olha, umas empresas aqui nós vamos deixar como está, as outras nós vamos onerar em 150% e 200%", disse o parlamentar.

Com a mudança aprovada, setores que hoje pagam 1% de contribuição previdenciária terão aumento para 2,5%. Caso dos varejistas, fabricantes de brinquedos e outros setores. Já os que atualmente pagam 2%, como empresas de tecnologia de informação, passarão a pagar 4,5%.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), comemorou a votação. "Votamos uma matéria extremamente importante, que conclui essa primeira parte do ajuste fiscal, não como fim em si, mas com o objetivo maior que é a retomada do crescimento econômico. O relator acatou uma ou outra emenda, mas não interdita o objetivo principal que é a retomada do crescimento", disse Guimarães.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta