Política e Administração Pública

Cunha reitera defesa ao voto majoritário para o Legislativo, o distritão

15/05/2015 - 18:16  

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, voltou a defender o voto majoritário para o Legislativo, o chamado distritão, proposto na reforma política. Ele falou sobre o assunto durante o Câmara Itinerante, que ocorre em Macapá. Cunha defendeu ainda a proposta de que o suplente a deputado federal seja do mesmo partido do candidato eleito. "É melhor que sejam os suplentes do partido, porque daí combateria o discurso de enfraquecimento do partido"

Cunha criticou outros modelos de sistema eleitoral em discussão, como o voto em listas preordenadas pelos partidos políticos, o voto distrital e o distrital misto. Ele disse, no entanto, que colocará em votação todos os sistemas.

"Vai aprovar algum desses três. Eu diria que aprova o distritão ou dificilmente vai mudar o modelo, porque o distritão ainda tem um pouco mais de votos que os outros - na avaliação que fazemos em conversas -, ou então a opção vai ser ficar como está, que é um modelo muito ruim."

Campanhas eleitorais
O presidente da Câmara também defendeu restrições às campanhas eleitorais, para que tivessem menor duração e com propagandas mais simples no rádio e na TV. Ele admite manter a regra atual, que permite o financiamento das campanhas por empresas privadas, mas avalia que aquelas que mantêm contratos com o poder público devem ser proibidas de fazer doações para candidatos.

A coincidência das eleições a partir de 2022 é outro ponto ao qual Cunha pretende se dedicar. A reforma política será votada na comissão especial e seguirá para o Plenário na última semana de maio. A intenção dos parlamentares é a de que as regras sejam aprovadas a tempo de valerem para as eleições do ano que vem.

Câmara Itinerante 
O programa Câmara Itinerante tem o objetivo de levar a Câmara dos Deputados até os cidadãos das diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais e acolham sugestões.

Para participar dos debates, a população pode enviar perguntas e sugestões, em tempo real, por meio do portal e-Democracia ou pelo e-mail camaraitinerante@camara.leg.br. Usuários do Instagram e do Twitter podem usar a hashtag #camaraitinerante.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4330/2004

Íntegra da proposta