Política e Administração Pública

Deputados defendem anistia a policiais e bombeiros grevistas

18/03/2015 - 19:30   •   Atualizado em 18/03/2015 - 19:32

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputados debate neste momento o Projeto de Lei 177/15, que concede anistia a bombeiros e policiais militares de diversos estados punidos disciplinarmente pelas corporações por movimentos grevistas.

Diversos deputados defenderam a proposta. O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) lembrou que os policiais grevistas são enquadrados na Lei de Segurança Nacional. "Por ter nas suas costas regulamentos disciplinares ditatoriais, [os policiais] são expulsos da corporação quando buscam melhores salários", disse Fraga.

O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), um dos autores do projeto, disse que a anistia é apenas o primeiro passo. "Não nos tira a obrigação e o compromisso de um debate mais amplo sobre segurança pública, sobre a qualificação da formação e o aumento da remuneração", disse.

O deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG) explicou ainda que não há a punição apenas com demissão. Há os que têm prejudicada a sua promoção.

Diálogo
Para o deputado João Campos (PSDB-GO), a matéria vem em boa hora. "Atende aos policiais e bombeiros penalizados", afirmou.

O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) avaliou que a anistia restabelece o diálogo do poder público com policiais e bombeiros.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 177/2015

Íntegra da proposta