Política e Administração Pública

Falta de acordo e quórum baixo impedem votação de projeto de conselhos populares

06/08/2014 - 15:24  

O Plenário da Câmara dos Deputados encerrou a Ordem do Dia desta quarta-feira (6) após votar itens consensuais da pauta: a Medida Provisória 647/14, que aumenta os percentuais de biodiesel e etanol misturados, respectivamente, ao óleo diesel e à gasolina; e o projeto que cria a gratificação por exercício cumulativo de ofícios para membros do Ministério Público da União e juízes federais (PL 2201/11).

A falta de acordo sobre os demais itens e o baixo quórum levaram os líderes partidários a concordarem apenas com o início da discussão do projeto de decreto legislativo que anula a Política Nacional de Participação Social do governo federal (PDC 1491/14).

A política foi criada pela presidente Dilma Rousseff por meio do decreto federal (8.243/14) e desde o primeiro semestre vem sendo motivo de críticas da oposição e de deputados da própria base do governo.

Segundo o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, qualquer tentativa de votar outros projetos “fatalmente levaria a derrubada da sessão com um simples pedido de verificação de votação”.

Voz do Brasil
Além do PDC 1491, também não houve consenso sobre a Medida Provisória 648/14, que altera o horário de transmissão do programa de rádio A Voz do Brasil; sobre o projeto que define a jornada de trabalho dos caminhoneiros (PL 4246/12), e ainda sobre o que fixa carga horária máxima de 30 horas semanais de trabalho para os enfermeiros (PL 2295/00).

Alves se comprometeu, no entanto, a incluir essas duas últimas propostas como prioritárias assim que a pauta for liberada.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2295/2000