Política e Administração Pública

Deputado quer aumentar fiscalização de convênios com ONGs

02/07/2014 - 18:13   •   Atualizado em 03/07/2014 - 20:54

Logo após a aprovação da proposta que regulamenta parcerias entre a administração pública e organizações não governamentais (ONGs) – PL 7168/14 –, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) pediu a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/12, que cria regras para aumentar a fiscalização de convênios com ONGs.

Para Amin, o projeto aprovado hoje permite que as ONGs “voltem a respirar”, enquanto o projeto de lei complementar é importante porque “separa o joio do trigo”, ou seja, faz distinção entre as boas e as más ONGs.

“Precisamos punir, coisa que não tem acontecido, aqueles que liberam o dinheiro público e os que fazem mau uso dele”, disse Amin. Ele solicitou ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o compromisso de dar preferência à análise do PLP 177.

Amin ressaltou que as ONGs são necessárias porque auxiliam os mais carentes. “Nunca é demais dar como exemplo as Apaes [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]. O que seria dos que mais precisam sem as Apaes?”, exemplificou.

Projeto aprovado
O texto aprovado hoje do PL 3877/04 cria um novo marco regulatório para as ONGs, que precisarão participar de um processo seletivo, denominado chamada pública, para celebrar parcerias com os governos. As ONGs passam também a ter que cumprir uma série de pré-requisitos para firmar essas parcerias.

O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) defendeu a criação de regras para as relações das ONGs com a administração pública. “As ONGs têm que manter o caráter autônomo, o sentido social, a independência e o compromisso com a população”, disse.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 177/2012

Íntegra da proposta