Política e Administração Pública

PSDB manifesta-se contra criação de cargos para Copa

27/05/2014 - 19:09   •   Atualizado em 27/05/2014 - 19:22

O PSDB desistiu há pouco, conforme acordo firmado no Colégio de Líderes, do requerimento que pretendia retirar de pauta a MP 640/14, que cria, em caráter temporário, 100 Funções Comissionadas de Grandes Eventos (FCGE) para serem usadas na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. As funções serão criadas a partir da extinção, em caráter definitivo, de 564 Funções Comissionadas Técnicas (FCT) do Ministério da Justiça.

Mesmo concordando em votar a proposta, o deputado Izalci (PSDB-DF) ressaltou que o partido é contra a medida. Ele acusou o governo de má gestão e de falhar no planejamento dos grandes eventos. “O governo agora, faltando 15 dias para a abertura oficial da Copa, é que percebeu a necessidade de criar funções, inclusive com auxílio moradia”, criticou Izalci.

Já o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) disse que o “governo precisa parar de criar empreguinho” e “de gastar dinheiro público”. Ele também criticou o fato de a MP ter sido votada a apenas 15 dias da Copa. “Isso é um tapa na cara da população”, disse.

Defesa
Em defesa da MP, o deputado Afonso Florence (PT-BA) disse que o governo enviou, ainda em 2013, um projeto para a criação de funções com o mesmo objetivo. Entretanto, segundo ele, o texto só foi aprovado até o momento pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o que teria motivado a edição da medida provisória.

O líder do governo em exercício, deputado Henrique Fontana (PT-RS), esclareceu que o texto não cria novas funções, mas propõe o remanejamento de funções que serão extintas para servidores do quadro de carreira e que têm um papel estratégico na organização desses grandes eventos.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 640/2014

Íntegra da proposta