Política e Administração Pública

CPMI do Cachoeira se reúne para definir prazo de prorrogação

30/10/2012 - 08:29  

Arquivo/ Saulo Cruz
CPI/ CPMI - CPMI do cachoeira - Panorama do Plenário da CPMI em 14/06/2012
Integrantes da CPMI divergem sobre o prazo de prorrogação dos trabalhos.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira volta a se reunir hoje (30), às 17h, na sala da Liderança do PMDB do Senado, depois de ficar suspensa por praticamente dois meses por causa das eleições municipais. Os líderes partidários já concordaram com a prorrogação, cujo prazo original termina no dia 4 de novembro, mas ainda não definiram por quanto tempo.

“Essa questão é que está em discussão, porque tentou se chegar a um acordo entre os partidos - tem gente falando em 180 dias, outros em 60. Para nós, o prazo tem de ser o necessário para que as investigações não fiquem no meio do caminho”, afirma o deputado Ivan Valente (Psol-SP).

Para a CPMI ser prorrogada, é preciso que 1 em cada 3 parlamentares apoie a continuidade das investigações. O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) busca apoio para estender os trabalhos por seis meses e diz já ter conseguido 7 assinaturas a mais do que as 27 necessárias de senadores.

Já na Câmara, ainda não foram obtidas as 171 assinaturas necessárias, por causa da reduzida presença na Casa durante o período eleitoral. Se for atingido o número de assinaturas necessárias, a prorrogação será automática, não necessitando de aprovação no plenário da CPMI. Quem assinou o documento pode retirar o apoio até a publicação no Diário Oficial do Congresso.

Investigação
Os dias a mais que a CPMI terá para trabalhar vão ser fundamentais na hora de decidir os próximos passos da comissão. Isso porque, se a prorrogação for curta, dificilmente os parlamentares vão poder marcar novos depoimentos, pedir quebras de sigilos e discutir e aprovar o relatório final. Por isso, a reunião em que a CPMI vai avaliar os mais de 500 requerimentos na fila de votação vai ocorrer nesta quarta-feira (31), às 10h15, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Jane de Araújo/Agência Senado
Deputado Odair Cunha (PT-MG)
Relatório de Odair Cunha já tem mais de 700 páginas.

“Para ver quais empresas ainda requerem quebra de sigilo, e quais oitivas nós precisamos fazer, nós vamos votar a prorrogação da CPMI. Ela é praticamente certa, isso foi acordado”, afirma o vice-presidente do colegiado, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Mesmo com o consenso em torno da prorrogação da CPMI, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), diz que continua trabalhando para apresentar o relatório em breve. O texto está praticamente pronto, com mais de 700 páginas, segundo ele. Vale ressaltar que a comissão continua recebendo informações. As mais recentes são relacionadas ao deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que admitiu ser amigo do contraventor Carlinhos Cachoeira, mas negou envolvimento com o esquema ilegal.

Matéria atualizada às 11h42.

Reportagem – Ginny Morais/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.