Política e Administração Pública

CPMI do Cachoeira recebe dados bancários e fiscais de Carlos Leréia

25/10/2012 - 19:45  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira já recebeu os dados resultantes da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO). A autorização para que a CPMI tenha acesso aos dados partiu do próprio deputado, durante depoimento à comissão no dia 9 de outubro.

As informações bancárias que já chegaram à CPMI são da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão das Micro Regiões de Goiânia e Adjacentes. Também chegaram informações fiscais do deputado, enviadas pela Subsecretaria de Fiscalização do Ministério da Fazenda.

Durante o depoimento à CPMI, Leréia admitiu a troca de favores com o principal investigado pela comissão, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na operação Monte Carlo. O deputado disse porém que a prática é comum entre amigos. Leréia também negou ter recebido dinheiro da organização investigada ou ter avisado ao amigo sobre uma operação policial que seria deflagrada.

Em julho, uma comissão de sindicância da Corregedoria Parlamentar da Câmara dos Deputados recomendou a abertura de processo por quebra de decoro contra Leréia. A decisão sobre a continuidade do processo caberá à Mesa da Câmara.

Em entrevista recente à Agência Câmara, o presidente Marco Maia afirmou que aguardará o resultado da CPMI para dar encaminhamento ao caso. O encerramento da CPMI estava previsto para 4 de novembro, mas já há a decisão de prorrogar os trabalhos. O prazo de prorrogação será definido em reunião na próxima terça-feira (30).

Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.