Política e Administração Pública

Conselho de Ética confirma arquivamento de processo contra Marcos Medrado

17/10/2012 - 12:44  

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar confirmou nesta quarta-feira (17) a decisão de não abrir investigação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Marcos Medrado (PDT-BA), que está licenciado.

O colegiado aprovou, com 10 votos favoráveis e 1 contrário, o parecer do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) pelo arquivamento da representação apresentada pelo Psol. “Não há indícios suficientes que apontem a quebra do decoro parlamentar”, afirmou Costa. “Não foram demonstradas provas mínimas que indiquem a necessidade de investigação”, complementou.

O Psol pediu a investigação da denúncia, publicada na imprensa, de que o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) teria pedido, a Medrado, a apresentação de emendas ao Orçamento para beneficiar obras que seriam realizadas por empresas de sua propriedade. Medrado, segundo a denúncia do Psol, teria aceitado a oferta em troca de apoio financeiro à sua campanha.

O deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que inicialmente relatou o processo contra Medrado, pediu a abertura de investigação, mas o parecer foi rejeitado pelo conselho em 18 de setembro. Com isso, designou-se o deputado Wladimir Costa para elaborar o parecer vencedor, o qual foi votado nesta quarta. Izar foi o único parlamentar a votar contra o parecer de Costa.

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), afirmou que respeita a decisão da maioria, mas, na sua visão, o colegiado deveria apurar todas as denúncias apresentadas. “Os deputados acusados ficariam muito mais confortáveis”, disse. “Eles sempre terão nas costas uma acusação que não foi investigada.”

O processo contra Bacelar também já foi arquivado.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.